7 dicas para escrever uma boa mensagem para o convite de formatura

Tempo de leitura: 4 minutos

Criar um convite de formatura vai muito além de reunir a galera e participar de uma sessão de fotos. O convite, além de cumprir com a missão óbvia de convidar pessoas, é a materialização do agradecimento àqueles que foram importantes durante a jornada do formando.

Por isso, é essencial que os formandos saibam como escrever uma boa mensagem para convite de formatura – não só a geral, mas também o agradecimento aos pais, professores, amigos e entes queridos.

Em geral, a produção dos textos de agradecimento do convite é divida entre os formandos. Logo, além de construir o seu próprio agradecimento, também pode ser sua missão tornar o convite de formatura mais emocionante!

Pensando nisso, separamos 7 dicas para escrever uma boa mensagem para o convite de formatura. Confira!

  1. Mensagem geral do convite de formatura

Essa é a primeira mensagem do convite de formatura e é aqui que todos os convidados irão descobrir o que você tem a dizer sobre a sua conquista.

Vale a pena começar com uma frase poética, de algum autor ou obra literária de sua preferência, ou uma reflexão própria que resume seus anos de estudo.

Se você é religioso comece agradecendo à Deus. Em seguida, é hora de mencionar as pessoas que foram cruciais para a sua formatura – em geral, são os pais, mas também podem ser os avós, padrinhos e tios. Eles merecem total destaque!

Se você não é filho único, não deixe de mencionar seus irmãos. Para as famílias maiores, vale a pena adotar alguma piada interna ou brincadeira íntima para agradecer.

Esse espaço também merece menção de namorados, filhos, amigos e cônjuges que foram cruciais na sua conquista.

É válido mencionar os lugares que contribuíram para o seu crescimento profissional, como estágios, projetos de extensão, empresa júnior e outros.

  1. À Deus

Em geral, essa mensagem é uma missão dos alunos mais religiosos. No entanto, é muito comum que os alunos atribuam uma vitória alcançada à .

Sendo assim, vale apostar em uma passagem bíblica ou trecho que remeta à fé humana. Salmos sobre conquista, jornada e bênçãos são muito bem-vindos.

A escolha do trecho bíblico deve ser adequada ao tamanho e transmitir a grandeza do momento da formatura. Sentimentos como amor e resiliência são bastante adequados a essa mensagem.

  1. Aos pais

Essa talvez seja uma das mensagens mais difíceis de escrever, afinal os pais (ou aqueles que cumprem o papel), são aqueles que ofereceram amparo durante toda a vida do formando.

O ideal é o formando falar sobre exemplo, amor incondicional, carinho, apoio e orgulho. O importante é mostrar que a conquista só foi possível graças ao suporte oferecido por eles!

Deixe fluir naturalmente, sempre buscando dizer como eles foram imprescindíveis na superação de desafios da sua vida acadêmica e pessoal.

  1. Aos mestres

Não é uma tarefa fácil agradecer aqueles que compartilharam conhecimento com a turma durante todos os anos. São os professores que têm grande responsabilidade na formação dos novos profissionais.

Por isso, vale a pena utilizar trechos de personalidades ligada à sua área de conhecimento e, a partir daí, deixar a inspiração fluir.

É importante usar uma linguagem mais formal! O objetivo desse texto é transmitir a admiração e o quanto todos da turma desejam se tornar profissionais igualmente competentes e capacitados.

  1. Aos amigos

São os amigos que compartilharam sorrisos, lágrimas, cervejas e perrengues durante todos os anos da faculdade. Por isso, merecem uma mensagem especial no convite de formatura.

O texto pode ser escrito com uma linguagem menos formal e deve falar de lembranças, companheirismo, parceria e é, claro, muita farra e risadas. Afinal, são eles que tornaram a jornada mais fácil e prazerosa.

  1. Aos amores

Essa é a categoria dedicada aos namorados, esposas, maridos, filhos e irmãos. Essas são pessoas que dividiram com você as dores e as delícias da vida acadêmica.

Agradeça a compreensão e o apoio em cada momento de cansaço, stress e é claro, quando você precisou deixá-los um pouquinho de lado para dar conta de tarefas da faculdade.

Agradeça os sorrisos, as palavras de incentivo e o ombro amigo durante todos esses anos. Mostre que os seus amores foram fundamentais para que tudo parecesse mais fácil.

  1. Aos que já se foram

Escrever sobre as pessoas queridas que já deixaram este mundo é muito difícil. Essa mensagem deve mostrar o quanto, mesmo ausentes, elas foram essenciais para inspirar seus sonhos.

Essa é uma mensagem que deve transmitir muito amor e saudade. Os formandos precisam mostrar que, mesmo diante tantos desafios cotidianos, nunca se esqueceram dos entes queridos falecidos.

O ideal é mostrar o quanto as lembranças dos entes queridos motivaram e encorajaram os formandos durante a formação.

 

Escrever uma mensagem para o convite de formatura é uma tarefa que exige concentração e inspiração. Por isso, antes de começar, tente lembrar todos os momentos bons vividos e os desafios superados. Ler poemas e obras literárias famosas ajudam a estimular a criatividade!

Você já está escrevendo uma mensagem para o convite de formatura? Como você tem se inspirado? Compartilhe conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *