Quais roupas usar em cada um dos eventos da formatura?

Tempo de leitura: 5 minutos

Hora de falar sobre uma das partes mais glamorosas da semana de formatura. É um tema de grande interesse dos formandos e muitas vezes essa é a parte favorita de todas as formandas. Afinal, quais roupas usar em cada um dos eventos da formatura? Sim, nós vamos falar sobre isso.

Mesmo que o fundo de formatura já tenha estabelecido um dress code para os eventos, existem alguns detalhes dessa composição que farão toda a diferença no resultado final. São estes detalhes que vão fazer com que o formando ou a formanda se sintam ainda mais especiais. Porém, ao mesmo tempo que os formandos têm o desafio de se destacarem diante dos convidados, alguns exageros e excessos devem ser evitados.

Geralmente, as formaturas modernas contam com 4 ou 5 eventos: Aula da Saudade, Culto Ecumênico ou Missa de Formatura, Jantar Dançante ou Coquetel, Cerimônia de Colação de Grau e por fim, o tão aguardado Baile de Gala.  Vamos às dicas?

 

Entrar em consenso é fundamental

Antes de sair por aí comprando vestidos e ternos, é necessário que o fundo de formatura defina um padrão a ser utilizado em cada um dos eventos. A nossa sugestão é formar um grupo no Whatsapp com os formandos e outro com as formandas para que estes detalhes sejam definidos. Outra troca de informações relevante, especialmente para o caso das formandas é definir uma paleta de cores para determinadas ocasiões, ou ainda informar a cor do vestido para que não aconteça de repetir. Isso seria no mínimo chato.

 

Aula da Saudade

Normalmente, a aula da saudade é a cerimônia que abre as festividades da formatura. Ela pode ser definida de forma mais livre pelos estudantes, podendo ser uma festa à fantasia ou exigir um traje específico para todo mundo. É um momento só da turma com os professores homenageados. Nessa última aula, os alunos sentam-se de frente para os professores e escutam os conselhos deles, relembram bons momentos da turma e aproveitam o último dia como estudantes.

A nossa dica para aula da saudade é ser criativo. Este é o momento para se vestir do que sempre quis: ser super-herói, personagem do seu desenho favorito, artista de cinema ou meme de internet. A ideia é se jogar na brincadeira, alugando sua própria fantasia, ou criando você mesmo.

Caso a festa não seja à fantasia, apostamos em um look elegante para noite. Uma saia brilhante com uma blusa bonita e um salto médio já caem muito bem. Para eles, camisa social e calça jeans formam um look bacana.

Culto Ecumênico ou Missa de Formatura

Para as cerimônias religiosas, a etiqueta sugere roupas mais discretas, ou, em outras plavaras, roupas “mais comportadas”. Por isso, a nossa sugestão para missão são roupas mais discretas com um toque de sofisticação. Sem abusar de muito brilho ou decotes.

Um vestido até o joelho, saias enviesadas com barras assimétricas são boas sugestões aqui.

Para os formandos, os looks podem variar desde blusa e calça social, até passeio completo, a definir pelo fundo de formatura

 

Colação de Grau

Para colação de grau é importante lembrar que a sua roupa será coberta pela Beca de formatura. Vestidos longos demais ou fluidos podem atrapalhar a movimentação e aí vai bastar um passo em falso para dar de cara no chão. Aqui é importante vestir em mobilidade e conforto!

Por isso, a nossa sugestão é usar roupas que não tenham babados ou detalhes que possam gerar volume. Mas escolha algo sofisticado! Sempre tem aquele after party com a família ou balada com os amigos para comemorar, não é mesmo?

 

Jantar Dançante ou Coquetel

Alguns fundos de formatura optam pela realização de outro evento na semana de formatura. Uma das opções é a realização de um jantar dançante ou um coquetel. Fizemos um post do blog explicando a diferença deste evento para o baile, desde a decoração até as roupas. Confere lá!

É importante lembrar que, comparando com o baile de gala, os looks do jantar não podem ter uma discrepância tão grande. É preciso pensar em uma harmonia para que os looks se completem e fiquem deslumbrantes. Cada um em seu momento, é claro.

Para os formandos a nossa sugestão para o jantar é o passeio completo, com terno slim (chique), camisa e calça sociais e uma gravatinha slim pra fechar o look. Combinado?

 

Baile de Gala

Este é o grande momento desta semana! Finalmente o baile chegou e por isso você não deveria economizar aqui. Vestidos ultra detalhados, pedrarias, tules e fendas. A noite é sua e por isso você deveria se vestir como uma verdadeira rainha. Para os formandos é hora de colocar aquele smoking bem bacana com faixa e gravata borboleta. Ninguém vai resistir.

O mais importante é entrar em um consenso, para ter ao menos um mínimo de padronização, na roupa dos formandos e um equilíbrio ( somente vestido longo) para as formandas.

Em uma data tão especial, cada evento merece um vestido exclusivo pra chamar de seu! ! A Do Meu Closet Pro Seu tem diversas opções de vestidos incríveis, adequados para cada comemoração! E o melhor de tudo: cliente VIVA Eventos ainda tem 10% de desconto em todo o site! Acesse e escolha o seu!

Boas festas!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *