Pós-graduação: tudo que você precisa pensar e fazer

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá, formando. Parabéns pela graduação! Agora vamos falar tudo o que precisar saber sobre pós-graduação, a próxima etapa da sua carreira.

Pós-graduação? Pois é, mais uma jornada começa. Na verdade, ela só continua em uma nova fase. É como se você tivesse vencido um chefão no vídeo game e agora vai encarar um mundo diferente, mais interessante e totalmente novo. E o jogo é a sua carreira. Para garantir sucesso total, você deve zerar esse jogo. E quem sabe ele ainda tenha continuação.

Bom, vamos focar na pós-graduação por enquanto. Depois que você cola grau, está lançado no mercado de trabalho, seja empregado (esperamos que sim!) ou desempregado. Em qualquer um dos dois cenários, é essencial que você continue a crescer profissionalmente e por isso os estudos não podem parar. Se você se acomodar trabalhando, uma hora vai estar desatualizado. E se não continuar aprendendo da forma que puder, pode demorar para conseguir o primeiro emprego.

Por isso, fizemos uma lista de como chegar à pós-graduação com tranquilidade, garantindo que seu crescimento profissional aconteça sem problemas.

 

Planeje a pós-graduação durante a graduação

 

Talvez a forma mais fácil de continuar os estudos na pós-graduação seja já pensar nela durante a graduação, ou pelo menos no final. Tente guardar a grana que puder, qualquer reserva já vai ajudar. Pesquise as opções que sua faculdade oferece, se são pagas ou gratuitas, converse com seus professores preferidos, se envolva em grupos de pesquisa e extensão. Faça o que puder dentro das suas possibilidades, mas não deixe de pensar em continuar estudando depois de formar. O mercado é competitivo e temos que correr atrás.

 

Quais os tipos de pós-graduação?

 

Existem dois tipos de cursos: os stricto sensu e os lato sensu. O primeiro, é onde estão incluídos os mestrados acadêmicos, doutorados e pós-doutorados. Já os cursos lato sensu são as especializações e os famosos MBAs.

 

Mestrado

 

Se você sempre curtiu estudar e participar de projetos de pesquisa ou iniciação científica, então o seu caminho pode ser o mestrado. Isso porque esse curso tem o foco voltado para a formação de pesquisadores e professores universitários e busca aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e estimular a reflexão teórica.  Então, se você é daquele tipo curioso, que curte se dedicar bastante aos estudos e participar de eventos como congressos, palestras e simpósios, pode vir sem medo!

 

Como entrar no mestrado?

 

As melhores dicas de preparação para concorrer a uma vaga no mestrado são: treine seu inglês e invista em uma segunda língua. Acredite, isso vai te ajudar bastante. Prepare seu projeto, leia e releia quantas vezes for necessário. E por último, mas muito importante, procure uma universidade com programas que tenham a ver com o seu tema. Nesse caso, vale até stalkear o currículo lattes dos professores.

 

Doutorado

 

O doutorado já é praticamente uma nova fase do seu jogo da carreira. Se você optou pelo mestrado, depois de vencer o chefão da dissertação, o doutorado é o próximo mundo. Enquanto os mestrados duram em torno de 2 anos, um doutorado dura mais ou menos 4 anos. Não é tão comum alguém emendar o doutorado no mestrado logo de cara. Geralmente o mestre exerce experiência nas salas de aula durante alguns anos até conseguir ingressar na próxima etapa. Mas se você está certo de seguir carreira acadêmica, já é bom ir pensando na possibilidade.

 

Pós-graduação voltada para o mercado de trabalho

 

Agora se você era aquele cara que mandava bem nos treinamentos profissionais e tem aquele currículo cheio de bolsas de extensão, o seu sucesso pode ser alcançado buscando o aperfeiçoamento profissional. Por isso, o ideal são os cursos lato sensu, pois além de ser a opção perfeita para quem já tem uma rotina diária de trabalho, o objetivo do curso é justamente ganhar qualidades específicas para a aplicação prática. No geral, as aulas acontecem duas vezes na semana à noite ou com uma carga horária maior nos fins de semana. Nesta área existem duas opções: Especialização e MBA.

 

Pós-graduação: Especialização

 

A especialização é ideal para quem busca atualização, conhecimentos técnicos científicos em sua área e deseja ascensão na carreira. Para se candidatar a uma vaga desse tipo, você deve já ter uma ideia do que quer fazer e ter pelo menos um domínio razoável de inglês (livros, livros e mais livros).

 

Pós-graduação: MBA

 

Agora se você já está sonhando em comandar uma grande companhia desde que entrou na empresa júnior da universidade, o mais indicado pode ser o MBA (Master in Business Administration). Mas não pense que é moleza, para entrar em um dos principais cursos de MBA você deve dominar bem o inglês e gostar de pesquisar os temas voltados para a área dos negócios. Outra dica é entrar no mercado de trabalho antes de enfrentar o curso, já que tempo de carreira é um item que alguns cursos exigem, inclusive, comprovação de três ou mais anos de atuação no mercado.

 

Faça sua pós-graduação no exterior!

 

Os programas stricto sensu e os lato sensu podem te levar ao exterior para estudar. Isso é muito comum na área acadêmica, que exige uma continuidade maior e é onde carreira e estudo estão muito interligados. Existem mestrados e doutorados sanduíche, feitos em mais de um país. E também há especializações boas no exterior. Para quem puder viajar, é uma ótima experiência!

Na Europa, é comum os mestrados profissionais. Estes são os que chamamos por aqui de especializações. Por isso, é importante ficar atento se o programa de pós-graduação no exterior também é válido no Brasil.

 

Pesquise as opções de pós-graduação acessíveis de acordo com seu interesse

 

Além de ter que decidir qual tipo de pós-graduação você gostaria de fazer, lembre-se que qualquer uma delas trata de assuntos bastante específicos. Isso tem a ver com sua área de interesse dentro do curso de graduação. Uma faculdade tem vários caminhos diferentes de estudo e atuação e nem sempre a pós-graduação disponível perto de você tem a ver com sua área principal de interesse. Por isso, pesquise as ementas dos projetos de pós-graduação. Muitas vezes você terá que estudar em outra cidade e, se não puder, pode pesquisar por cursos à distância.

Work hard, play hard. Se você está considerando fazer uma pós-graduação, já está no caminho certo para o sucesso depois da formatura! Escolha bem e vai com tudo!

Sua carreira será brilhante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *