Entenda por que você precisa de um bom networking na faculdade

7 minutos para ler

Você sabe que é networking? Lembra dos contatinhos que você faz com os amigos dos amigos até chegar no crush porque rolou um interesse? Então, é igual, mas diferente, pois, o networking — ou rede de relacionamentos — na versão da faculdade tem o objetivo gerar oportunidades profissionais.

A faculdade não é apenas um lugar de estudos e perrengues para obter um diploma, mas também um canal de comunicação bem eficiente para conectar você às pessoas estratégicas que podem ajudar no início de sua carreira.

Neste post vamos deixar para você um monte de dicas maravigold de como criar um networking bacana e, assim, aproveitar melhor o período da faculdade em que você vai conhecer diversos tipos de pessoas e se conectar com muitas possibilidades.

Qual é a importância do networking durante a faculdade?

O mercado de trabalho é seletivo, viu? Atualmente, um dos principais formatos de contratação é baseado nas indicações — os professores fazem muito isso. Não será um problema se o candidato tiver o perfil que a empresa precisa para dar aquele up no negócio.

Sendo assim, para entrar nesse time aí, você precisa se manter constantemente no radar das pessoas certas. Tem um ditado que diz que “estar no lugar certo, na hora exata” é um privilégio de poucos, mas o certo mesmo é identificar esse lugar estratégico e permanecer lá conquistando seu bom momento.

Dependendo do curso que você escolher, conseguirá um estágio ou emprego na área, só mesmo com uma ajudinha dos contatos do networking. Você não vai deixar para mostrar que tem talento e competência depois da formatura — quando cada colega segue seu rumo e os professores caem de amores por outros alunos, né non?

Como você pode criar uma rede eficiente de contatos?

Pode até parecer que não, mas criar um networking deve fazer parte de um plano mirabolante, ou você passará muito tempo dando tiro no escuro. É fundamental elaborar estratégias, por isso, separamos algumas dicas que ajudarão você a colocar essa ideia em prática. Veja só!

Seja ativo dentro da faculdade

O que não é visto, não é desejado — já dizem os avós cheios de razão. Como você vai ser chamado para participar do que quer que seja, se ninguém notar a sua presença e proatividade?

Estude sobre os assuntos e participe com interesse das aulas — quando possível, use exemplos como demonstração — e de todos os eventos que a faculdade organizar dentro da abrangência do seu curso e, até mesmo, de outros.

Não se limite ao grupinho em que está acostumado e interaja com a galera de forma amistosa, sem também parecer aniversariante em noite de festa. Querer ser o centro total das atenções vai deixar uma interrogação na mente das pessoas — será que você vai saber trabalhar em grupo?

Defina os objetivos da carreira

O que você vai ser quando crescer? Só ter um diploma não é suficiente para vencer na carreira, falow? Veja a carreira de fora e analise o que você deseja dentro dela para colar nas pessoas que podem dar uma forcinha para iniciar os trabalhos.

Algumas profissões têm um leque muito amplo de atuação e na faculdade, à medida que você aprofunda nas disciplinas, vai compreender melhor os conteúdos e identificar onde e como podem ser aplicados nas diversas empresas e instituições.

Converse com professores e funcionários

Talvez você nem perceba, mas a sua participação ativa durante as aulas e apresentação dos trabalhos pode estar chamando a atenção daquele prof mega massa com quem você sonha trabalhar um dia.

Chega mais, como quem não quer nada, e introduza um papo cabeça com os professores e demais funcionários do campus. Tem tanto universitário de oba oba na faculdade que você, certamente, será um destaque com suas ideias e domínio sobre os assuntos, e é exatamente esse que deve ser seu objetivo.

Você vai ficar muito bem na fita quando um professor descobrir admirado que por trás da pedra bruta, há um diamante a ser lapidado — meio batido esse ditado, mas é exatamente o que vai acontecer, pois os professores A-DO-RAM ter pupilos.

Bata um papo com pessoas de outros cursos

Não se limite apenas à sua turma e ao seu curso, porque se estamos falando de rede de relacionamentos, as oportunidades podem estar nos lugares mais improváveis. É preciso viver fora da casinha e todos os ambientes da faculdade são propícios a uma boa interação.

Aquele coleguinha de um curso tão diferente do seu pode ter um contato com alguém relevante da sua área — imagina se é justamente o que você está buscando? Feshow!

Participe de grupos

Não estamos falando dos grupinhos de WhatsApp de marcação dos rolês. Esses são bons, importantes e necessários para dar um stop na fadiga mental causada pelos estudos. Para o networking, os grupos de discussão, estágios e empregos deixarão você cada vez mais sintonizado com o que se passa ao seu redor.

Os grupos podem ser virtuais ou presenciais — vai da sua disponibilidade e agenda para comparecer a eventos e participar de reuniões ou eventos para compartilhar informações. A galera com interesses em comum tende a fazer um barulho bom com tudo que aprende junto.

Esteja presente nas semanas acadêmicas

Siga os passos da nata acadêmica — nada melhor que as semanas de pura integração entre alunos, professores, coordenadores, funcionários e comunidade em geral. O cronograma é vasto: fóruns com debates, painéis com apresentações de ideias, minicursos para dar aquela turbinada no currículo, simpósios com palestras mega interessantes etc.

Conversinha aqui, perguntinha ali e rapidamente você entrosará com um time de feras para aprender muito e trocar e-mails, telefones, WhatsApp e o principal — impressões. Sim! Apresente a sua melhor versão e ficará cravada na memória das pessoas uma imagem que poderá ser lembrada na primeira oportunidade.

Faça estágio

Se joga na maratona e arrase na participação de tudo que a faculdade promover de bom. É assim, com muito talento e brilho que você vai matar azinimigas quando você for convidado para estagiar naquela empresa super daora que a galera toda deseja um dia. Beijinho no ombro para quem fica!

Um networking bem-feito costuma ser por uma pa de tempo. Segue por todo o período da faculdade e se arrasta pela vida inteira. Lembra que no início deste post falamos sobre a indicação?

Pois é, quando a rede de relacionamentos funciona, colegas de facul se tornam colegas de trabalho e vão trilhando uma bela carreira juntos. Para fechar com chave de ouro, quem sabe um dos mentores e chefe não será aquele professor que deu moral quando você se apresentou no início da faculdade. Só alegria!

Se você curtiu este texto sobre o networking na faculdade e entendeu como criar uma rede de relacionamentos é importante para a carreira, deixe um comentário neste post e compartilhe suas ideias maneiras com a gente e com toda a nossa galera leitora.

como-organizar-formatura
Posts relacionados

Deixe um comentário